Buscar
  • M.V. Karin Trannin

FIV e FeLV doenças que matam!


Foto: Gatinho Zeca (hoje ele recebeu o diagnóstico de Felv) - Estamos tristes Zeca, mas você continuará sendo cuidado e amado pelos seus tutores e por nós Vets. Força amigão!!

O vírus da FeLV (leucemia viral felina) e o vírus da FIV (imunodeficiência felina – AIDS felina) são específicos de gatos e transmitidos pelo contato com gatos doentes. Eles causam uma depressão do sistema imune deixando o gato suscetível a qualquer doença. Tanto a doença FIV, quanto a FeLV, não possuem cura.

O gato com FIV, pode viver bastante tempo, 8 – 10 anos, e sem sinais clínicos da doença. Geralmente ocorre mais em gatos machos, não castrados e com gatos que brigam (contaminação sanguínea). Os sinais quando começam a aparecer, normalmente são por infecções oportunistas como: doenças da cavidade oral, neoplasias, doenças oculares, doença renal inespecífica ou síndrome degenerativa crônica

Os gatos com FeLV apresentam doenças relacionadas principalmente à anemia e neoplasias, além de sinais semelhantes aos encontrados em gatos com FIV. Quando os sinais clínicos surgem, no máximo 3 anos após a contaminação, levam o óbito em até 3 anos após o aparecimento dos sinais clínicos.

O diagnóstico também pode ser feito através de kits comerciais, teste rápido e específico que pode ser realizado no consultório veterinário. É muito importante fazer o teste principalmente em gatos doentes para auxiliar no diagnóstico, e separar os gatos portadores de outros gatos, diminuindo a disseminação dessas doenças e para dar qualidade de vida e tempo de sobrevida aos pacientes, uma vez que não há cura.

QUANDO DEVO TESTAR OS GATOS PARA FIV E FELV:

1- Gatos que tem acesso à rua.

2- Gatos adotados provenientes da rua, de abrigos ou de gatis.

3- Gatos que vivem em abrigos.

4- Gatos jovens com anemia, tumores.

5- Gatos que estão sempre doentinhos.

6- Gatos com lesões na cavidade oral.

7- Gatos com infecções que não respondem bem ao tratamento.


86 visualizações

ESPERAMOS SEU CONTATO

45 3306 6501 | 9 8801 0036

Rua Marechal Cândido Rondon, 3110 - Cascavel - PR

Atendimento: 09h - 12h | 13h30 - 18h30

© 2017 - 2020 -  Só Gatos - Consultório de Felinos