Buscar
  • M.V. Karin Trannin

O estrabismo em gatos


O estrabismo é comum em gatos e gralmente não está associado a nenhuma doença, mas é sempre bom fazer uma consulta com o médico veterinário para excluir qualquer tipo de problema mais sério.

Alguns proprietários pensam que o estrabismo é só estético, mas o desalinhamento dos olhos pode acabar afetando a capacidade natural do gato de calcular a distância entre as coisas, além disso, o animal poderá ter dificuldade para enxergar com nitidez, e em alguns casos, apresentar cegueira total.

O gato Siamês ou descendente, é o mais predisposto ao estrabismo, pois ele traz no gene uma alteração. Por isso é importante castrar os gatinhos que são "vesgos", pois, seus descendentes também poderão nascer estrabicos.

Há 2 tipos de estrabismo:

1) Convergente, é o mais comum. O gato olha em direção ao nariz.

2) Divergente, é raro e os olhos aparentam olhar para as laterais

As Causas:

Na grande maioria das vezes, esse desvio é de origem muscular. Para focar em um objeto ou local, os olhos são movidos por músculos e que são comandados pelo sistema nervoso. Quando ocorre a flacidez de um desses músculos, ocorre o estrabismo.

A doença neurológica também pode levar ao estrabismo. Gatos com tumores cerebrais, por exemplo, podem apresentar esse sinal clínico.

O Tratamento:

Nos seres humanos, correções de estrabismo são bastante comuns, principalmente devido à estética. Nos animais, são raras as cirurgias por questões estéticas. Em casos da alteração ser de outra origem, por exemplo, a neurológica, terapias específicas são eleitas pelo médico veterinário responsável pelo caso.

A prevenção consiste em não cruzar gatos estrábicos para que o gene não seja passado para os filhotes.

Consulte o médico veterinário da sua confiança e siga as suas orientações.

M.V. Karin Trannin

CRMV-PR 11.883


66 visualizações

ESPERAMOS SEU CONTATO

45 3306 6501 | 9 8801 0036

Rua Marechal Cândido Rondon, 3110 - Cascavel - PR

Atendimento: 09h - 12h | 13h30 - 18h30

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 - 2020 -  Só Gatos - Consultório de Felinos