top of page
  • M. V. Karin Trannin

Alerta! Cuidados no verão!


O câncer de pele causado pela exposição a solar, conhecido como Carcionoma de Células Escamosas é um tumor que progride de forma rápida, é agressivo e requer diagnóstico precoce e atenção imediata.

Gatos brancos ou aqueles que possuem partes brancas em região de orelha e focinho são os que apresentam mais risco de desenvolver o Câncer de Pele. Em geral, as lesões estão concentradas nas regiões da boca, pontas das orelhas e nariz. Além disso, também podem aparecer em áreas do corpo expostas a irritações frequentes, como ao redor dos olhos, por exemplo.

SINAIS CLÍNICOS

- Pequena lesão de difícil cicatrização em ponta de orelha, pálpebras, na região do focinho, queixo e lábio. Pode ser confundida com uma picada de inseto, ferimento por arranhaduras e brigas. A queixa principal do tutor é: - "Dr. meu gato tem uma feridinha na ponta da orelha que não melhora por nada! Já passei várias pomada, mas não cicatriza."

- Ulceras que sangram com facilidade

- Ulceras planas acinzentadas ou não e com aspecto de couve-flor (casos avançados)

Obs: quanto menor a lesão, e se o diagnóstico for tumor, maior é a expectativa de vida do bichano. Portanto, ao menor sinal de lesão na pele, corra para o veterinário!

http://www.resgatinhos.com.br/cancer-de-pele-em-felinos/

DIAGNÓSTICO

Para confirmar a suspeita é necessário a biópsia de pele, da região lesionada. Esse exame é simples, não requer internamento, o diagnóstico é rápido e exclui outros problemas de pele que poderiam ser confundidos com tumor, por exemplo, Esporotricose.

Imagem: centromedicoveterinario.com.br de Campinas - SP

TRATAMENTO

Vai depender da localização do tumor. O veterinário pode optar por: tratamento cirúrgico, quimioterapia, crioterapia, eletroquimioterapia ou radioterapia.

Imagem: Clínica Veterinária Fuerteventura

PREVENÇÃO

A prevenção sempre é a melhor opção para evitar o sofrimento do paciente, portanto, você deve proteger o seu gatinho do sol, nos horário das 10 às 16h ou usar protetor solar de uso pet.

Não se esqueça de ler certinho as recomendações para reaplicação do produto.

O filtro solar deverá ser aplicado somente nas áreas desprovidas de pelagem ou com pouco pelo. É importante que o protetor solar seja aplicado várias vezes ao dia e não só uma vez.

M.V. Karin Trannin

Especializada no atendimento a felinos

CRMV-PR 11.883

1.316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page