top of page
  • Foto do escritorSó Gatos

Como prevenir meu gatinho de doenças urinárias?


Problemas relacionados ao trato urinário inferior não são incomuns em gatos domésticos e, embora sejam mais frequentes em gatinhos machos e com idade entre 1 e 10 anos, podem também acometer felinos fêmeas, castrados ou inteiros, de qualquer faixa etária e causar muita dor e incômodo.

Nos últimos anos, tem-se pesquisado bastante a respeito das possíveis causas para o aparecimento desse tipo de problema. Dentre outros fatores biológicos, chamam a atenção as circunstâncias que também podem favorecer (e muito!) o aparecimento das doenças urinárias em nossos gatinhos: estação do ano, dieta, obesidade, sedentarismo, estresse, confinamento, convívio com outros felinos, manejo alimentar e sanitário incorretos e baixo consumo de água.

A boa notícia, entretanto, é que com cuidados simples você pode diminuir consideravelmente as chances do seu felino desenvolver essa patologia e, literalmente, dar um salto de gato para fora dessa estatística!!

Atualmente, existem muitos brinquedos legais e interessantes para gatos no mercado e que valem a pena ser conferidos. Alguns vêm com Catnip e, em muitos casos, ajudam a estimular aqueles gatinhos mais preguiçosos.

Clique aqui e confira

Outra dica importante é encorajar o felino à ingestão de água. Manter o bebedouro do gato limpinho e com água sempre fresca é fundamental. Procure deixar potinhos espalhados pela casa para que o gatinho não se prive de se hidratar, por preguiça de caminhar até o pote (isso acontece muito!).

Fontes de água são excelentes alternativas a bebedouros convencionais e os gatos adoram! A recirculação da água mantém a oxigenação por mais tempo e ajuda a conservá-la limpa e fresca por um período maior. O melhor de tudo é que elas não gastam tanta luz e o benefício que pode trazer aos nossos gatinhos é enorme.

Clique aqui e confira

Além disso, permita que seu felino tenha acesso à comida a qualquer hora do dia (ou da noite!), de forma livre, sem a imposição de regras quanto a horários para fazer a refeição. Não se esqueça: gatos são diferentes de cachorros e, naturalmente, se alimentam pouco a pouco durante o dia.

Ah! Lembre-se de manter a areia da caixinha dele sempre limpa. Gatos são muito higiênicos e não gostam de encontrar seu banheiro “entupido”, caso contrário, poderão se privar de usá-lo, contribuindo para o surgimento da doença.

Fácil, não é? Prevenir é sempre o melhor combate ;)

M.V. Karin Trannin

CRMV-PR 11.883


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page