Buscar
  • M.V. Karin Trannin

Ansiedade da Separação


Talvez você volte pra casa e encontre cocô na sua cama, xixi na pia do seu banheiro ou um vizinho que reclama que o seu gato mia o dia inteiro durante a sua ausência.

Gatos não fazem birra ou se vingam porque ficam sozinhos! Isso é uma característica da ração humana e não dos gatos. A marcação territorial em objetos e locais que cheiram fortemente a você é um sinal clássico de que o seu gato está sofrendo de Ansiedade da Separação. Seu amigo precisa de ajuda!

Antes de sair por aí já fazendo o diagnóstico, leve o seu gato a um veterinário de felinos para excluir qualquer problema de saúde. Ok? Porém, se seu gato já consultou e está tudo em ordem com o bichano, siga os passos abaixo e Boa Sorte!

4 passos para evitar a Ansiedade da Separação:

1) Mudando a sua rotina:

Evite dar sinais de que você está para sair. Todas às vezes que vamos sair, temos um ritual. Trocamos de roupa, desligamos tudo, pegamos a bolsa e às chaves, abrimos a porta, nos despedimos e saímos. Mude este ritual!

2) Nada de se despedir:

Dar beijinhos, tchauzinho e conversar com o seu mimi no momento da sua saída, é um erro!. O hábito de acalmar o seu gato antes da sua saída, só aumenta a ansiedade. Ele não entende o que você fala, mas sente o tom de culpa na sua voz, por deixá-lo sozinho. Vai sair? Então não dê tchau para o gato!

3) Enriqueça o ambiente;

Antes de você sair, ligue o computador, o seu note ou ipad e conecte em múscias para gatos. Já existe TV para pets na tv a cabo, vale a pena o investimento. Procure no youtube "Relax my Cat", é fantástico!

4) Compre brinquedos para gatos, bolinhas que você coloca petiscos... Mantenha o seu mimi envolvido no momento que você está para sair.

Não espere que o problema esteja resolvido em 24h, como se fosse mágica. Gatos muito ansiosos, algumas vezes e concomitantemente a modificação do ambiente, precisam ser medicados para que se sintam mais confiantes. Afinal, ninguém gosta de ter ansiedade!

Miaubjs da Vet

M.V Karin Trannin

CRMV-PR 11.883

Só Gatos

gato e seu tutor, ocorre no local e em objetos que cheiram ao pro

#ansiedade #separação #catfriendly #clínicaamigadogato #clínicadefelinos #ambiente

26 visualizações

ESPERAMOS SEU CONTATO

45 3306 6501 | 9 8801 0036

Rua Marechal Cândido Rondon, 3110 - Cascavel - PR

Atendimento: 09h - 12h | 13h30 - 18h30

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 - 2020 -  Só Gatos - Consultório de Felinos